O Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc), ganhou o “Prêmio YouTube Educação Digital”, na categoria “Parceiro da Educação Digital – Instituições Públicas”. A premiação acontecerá em São Paulo, no próximo dia 14.
A Empresa VAT é a responsável pela produção, operação dos estúdios e transmissão do conteúdo do CEMEAM, transformando os Planos de Aula desenvolvidos pelos Professores e validados pelos Pedagogos do CEMEAM em videoaulas interativas, dinâmicas e repletas de objetos de aprendizagem que facilitam a absorção do conteúdo pelos alunos.
Segundo a Profª Wilmara C Messa Monteiro diretora do CEMEAM:
"O Prêmio YouTube Educação Digital que nos foi concedido tem o reconhecimento do trabalho de duas equipes que caminham juntas: servidores do CEMEAM que atuam na criação intelectual/pedagógica do conteúdo e de colaboradores da VAT que atuam na criação das aulas nas fases de produção, transmissão e pós-transmissão. A mistura destas expertises nos proporciona dois times vencedores com entrega de conteúdo de qualidade para o desenvolvimento da educação do País a mais de 16 anos."Os conteúdos educacionais utilizados no Centro de Mídias foram avaliados por especialistas em educação da equipe YouTube Brasil e da representação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (Unesco). O Prêmio é uma iniciativa recente do YouTube Brasil. A rede social entende que a educação realizada no ambiente digital é um vetor importante para melhorar a qualidade da aprendizagem no país.
Não é a primeira vez que o Cemeam tem o conteúdo valorizado e reconhecido pela plataforma. Em 2021, o Centro conquistou duas vezes, com o programa “Aula em Casa”, o “Prêmio Prata”, que consiste em placas de comemoração pela marca de 100 mil inscritos no YouTube.
A solenidade com a participação dos vencedores da primeira edição do “Prêmio YouTube Educação Digital” acontecerá no próximo dia 14 de agosto, no escritório do Google Brasil, em São Paulo.
Implantado em 2007, o Cemeam é um projeto do Governo do Estado do Amazonas que promove ensino presencial mediado por tecnologias para o Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As aulas são elaboradas por professores especialistas e transformadas em peças televisivas em uma central de produção educativa para TV onde a VAT atua com profissionais qualificados fazendo uso de diversos recursos midiáticos e ferramentas de comunicação.
As aulas são transmitidas ao vivo para todas as salas de aula simultaneamente, diariamente. Cada sala de aula conta com um kit tecnológico e com um professor presencial para mediar o processo de aprendizagem.
Ao longo dos 16 anos do Cemeam, mais de 350 mil alunos foram beneficiados pelo Centro de Mídias, que alcança 2 mil salas de aula em mais de 800 comunidades em todo o Amazonas.
Durante a pandemia da Covid-19, o conteúdo produzido no CEMEAM com apoio da VAT foi exportado, por meio de Termos de Cooperação Técnica, para 11 estados brasileiros e o Distrito Federal, beneficiando mais de 10 milhões estudantes do país.
O Cemeam já conquistou, ao longo de sua existência, os seguintes prêmios:
• Prêmio WISE – Qatar Foundation (2009);
• Prêmio A Rede – A tecnologia na inclusão social (2009);
• Prêmio Learning & Performance Brasil – 2013/14; 2016/17 e 2018/19;
• Prêmio International Quality Company – 2018 e 2019;
• Além de duas placas do YouTube Brasil aos canais do Aula em Casa – 2021.